Tempo de Mentiras




Depois de ler umas verdades escritas pelo Bukowski, ao som da chuva que veio depois de mais um dia quente, penso no mundo de mentiras que vivemos. Farsas contadas no Facebook, imagens tratadas no Instagram, textos recortados no Twitter, conselhos e mais conselhos para uma carreira fantástica no Linkedin. Celebridades e subcelebridades que tentam mostrar uma vida que fingem viver, buscando seguidores sedentos por uma vida de glamour.

            Já não enxergo tão bem quanto antes, mas como não perceber uma sociedade cruel e mentirosa que nos é mostrada a cada instante? Em cada esquina, vemos a proliferação de farmácias. Um negócio em plena ascenção num mundo doente, ferido, onde tudo é resolvido com uma pílula: a ansiedade, o sono, a depressão, a obesidade, a falta de tesão.

            O remédio resolve tudo, a falta de alegria, a dor da alma e faz que todos tapem os olhos para a verdade interior. Porque perder tempo buscando a solução para os problemas sendo que com um comprimidinho eles vão embora na hora? Vamos fingir que o mundo é lindo, que a vida é plena e que o mais importante é termos aquela bolsa de grife. Procuro acreditar na nova geração que tem a mente um pouco mais aberta para a aceitação do outro, mas ao mesmo tempo tenho medo para onde a tecnologia nos leva.

            A falta de tempo, a falta de pessoas que sabem ouvir o que o outro tem para dizer. Um mundo onde tudo é por email ou whats app, onde não se conversa mais, onde é difícil olhar nos olhos. Um mundo onde não se declama nem se faz mais poesia, onde a rapidez para tudo impera, onde não se fala mais a verdade.
Uma sociedade onde proliferam coaches que a todo instante querem nos dizer exatamente como temos que agir para alcançar a todo custo a tão sonhada felicidade. Cada um com a sua formula mágica para alcançar o sucesso. Como se a felicidade e o sucesso fosse algo tão banal como uma fruta doce que se compra no supermercado.

            Uma sociedade que exige que tenhamos pós, mestrado, doutorado. Que aquele curso que você fez ano passado já não vale mais, pois tudo muda o tempo todo e você não pode ficar para trás. Por isso, amo Bukowski que grita na nossa cara o quanto esse mundo é doente, triste e mentiroso. Por favor, vamos parar de doar sangue e postar para todo mundo que você fez uma boa ação. Quem quer ajudar o outro ajuda e pronto. Isso basta!

            As feridas estão aí, abertas e não existe nehuma pílula milagrosa para tapá-las. Os zumbis estão por aí, gente que já morreu, mas finge viver aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lembrança de ser criança

Crônica do Tempo.