Praticando Pratyáhára
Tem momentos que para nosso próprio bem estar e sanidade mental, temos que praticar pratyáhára. Pratyáhára é uma técnica do yôga que consiste em nos concentrar para nos abstrairmos dos nossos sentidos. Não escutarmos os sons ao redor, não sentirmos os cheiros, as presenças, evitarmos toda e qualquer dispersão da mente. É uma técnica que é preparatória para a meditação.
Enfim, nesses tempos de caos, é muito importante nos abstrairmos de tanta merda, de tanta imbecilidade que a gente escuta e vê por aí, assim evitamos desgastes, discussões e confrontos. Tem momentos em que os confrontos são sadios e trazem excelentes reações positivas, normalmente em pessoas sensatas. Mas, na maioria das vezes, a gente sabe que não vale a pena o esforço, a perda de energia.
Assim filtramos quando o embate vale o benefício e desenvolvimento. Mas também existem momentos que precisamos realmente nos posicionar e não permitir que catástrofes aconteçam ao nosso redor, simplesmente por não queremos nos ferir. Descobri isso na prática. Depois, com a ferida aberta, vai ser muito mais difícil fechar. Adiar a resolução do problema, só agrava a cura e aumenta a dor.
Portanto, sigo por aí, dia após dia, praticando pratyáhára, para não ter que falar um palavrões. Mas vou dizer que vontade não me falta!
Comentários